Bateu a fome? Conheça o alimento ideal para comer antes de dormir

Bateu a fome? Conheça o alimento ideal para comer antes de dormir

Descubra como alguns alimentos podem saciar a sua fome e ainda garantir que você possa dormir bem.

Todo mundo já teve aquela sensação de lentidão, cansaço e até mesmo sono após realizar uma refeição pesada, no entanto, ainda que o corpo crie essa necessidade, a verdade é que essa é de longe a pior maneira de se alimentar antes de deitar.

Esse efeito ocorre porque, após uma refeição pesada, de difícil digestão, o organismo realoca os seus recursos energéticos para a tarefa mais importante naquele momento, digerir os alimentos ingeridos, para evitar uma ingestão alimentar.

Ao adormecer, o organismo entra em outro estado de privação, os recursos energéticos passam a ser empregados na recuperação muscular, de tecidos e também neurológica.

Ou seja, a digestão de uma refeição pesada acaba por competir por recursos energéticos que desempenham um papel primordial na recuperação do organismo durante o sono, por isso, é comum que a pessoa não durma bem, após uma grande refeição, perdendo a qualidade de sono, passe mal ou desenvolva problemas gastrointestinais.

Alimentação leve para dormir bem

A melhor opção é garantir uma alimentação leve antes de dormir, e até mesmo recorrer a um alimento funcional, que desempenhe uma função extra relacionada ao sono, como os seguintes:

  • Mel – Um alimento funcional com diversas propriedades, o mel aumenta os níveis de glicose e reduz a quantidade de orexina, um neurotransmissor responsável pelo estado de alerta, por isso, considere adoçar o seu leite ou chá com um fio de mel de abelha;
  • Grãos integrais – Na hora de preparar um lanche leve dê preferência a um pão ou torrada com grãos integrais, pois eles aumentam a produção de insulina e auxiliam na obtenção do triptofano pelas vias neurais, um aminoácido com propriedades sedativas;
  • Banana – Para quem prefere frutas, as bananas são uma fonte rica em potássio, triptofano e magnésio, elementos importantes para quem deseja dormir bem;
  • Laticínios – A técnica milenar de tomar um copo de leite antes de se deitar ainda proporciona bons resultados, já que os laticínios também auxiliam as vias neurais a obter triptofano e ainda são uma fonte rica em cálcio, que oferece um efeito impulsionador de aminoácidos, o que também proporcionam uma noite de sono mais tranquila;
  • Chá de camomila – Outro alimento de conhecimento popular com efeito calmante que apresenta bons resultados, o chá de camomila é utilizado a muitos séculos para regular as funções do sono e auxiliar as pessoas a dormir bem;
  • Suco de cereja – O efeito da melatonina encontrada na cereja auxilia a regular as funções da glândula pineal que desempenha o papel importante junto ao adormecer e despertar do organismo, no entanto, para assegurar os melhores efeitos, dê preferência ao consumo da fruta em forma de suco, que permite uma ingestão em maior quantidade sem que o alimento seja de difícil digestão.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os alimentos mais indicados para consumir antes de se deitar, é importante não se descuidar do aconchego e conforto dos pijamas para dormir bem. Por isso, não deixe de conferir as opções de pijamas, camisolas, short doll e toda linha de loungewear disponíveis na Inspirate.

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