Descubra como a música ajuda a ter uma boa noite de sono

Descubra como a música ajuda a ter uma boa noite de sono

Confira como a musicoterapia pode auxiliar a melhorar a sua qualidade de sono.

O apreço das pessoas pela música é algo universal, ainda que distintos em gêneros, momentos e sonoridades, ainda assim, a maioria delas desconhece que, além de dispor de uma trilha sonora para o seu dia, pode contar com a música para ter uma qualidade de sono melhor.

Ouvir música para dormir faz bem?

Devido a muitas dúvidas sobre os benefícios de contar com uma música de dormir, a Universidade de Tübingen, localizada na Alemanha, realizou um estudo sobre o assunto, onde expôs 11 voluntários a sons para dormir.

O levantamento constatou que, em dado momento, as ondas cerebrais das pessoas se alinhavam aos sons e que os indivíduos tinham mais facilidade para recordar momentos e questões que haviam aprendido na noite anterior.

Qual é a música mais indicada para dormir?

É importante ressaltar que a música de dormir tem que ser calma e relaxante, garantindo o ambiente adequado à situação, caso contrário, o efeito pode ser o oposto, elevando a frequência cardíaca e as ondas cerebrais para um estado de euforia, despertar e excitação.

Por isso, o mais indicado é contar com uma playlist focada nesta atividade, muito comum em aplicativos e serviços de streaming de música, ou recorrer a músicas clássicas. Dê preferência a melodias desconhecidas, para evitar ficar cantarolando mentalmente ou despertando outras lembranças.

Caso os estímulos musicais sempre te remetem a memórias e te façam cantarolar hora ou outra, procure por outros sons para dormir. Existem algumas playlists e aplicativos com este intuito, que fornecem alguns sons de mar, lenha queimando, grilos, dentre outros.

Outras questões interessantes estão relacionadas a uma atenção especial ao volume, que não pode ser muito elevado, assim como programar para o dispositivo desligar o som após um período, já que o mais indicado para garantir uma qualidade maior de sono é utilizar a musicoterapia somente até adormecer.

Ainda assim, esteja ciente que a musicoterapia é um auxílio importante para auxiliar a dormir e garantir uma qualidade de sono maior, no entanto, existem uma série de aspectos relacionados ao ambiente ideal, conforto e até mesmo questões hormonais que devem ser consideradas em casos mais graves de dificuldade para adormecer.

Utilizando a musicoterapia para outras atividades

Devido à condição de prover uma mudança na frequência das ondas cerebrais, o processo de musicoterapia também pode ser utilizado com outras finalidades que não seja melhorar a qualidade do sono, como, por exemplo, se concentrar mais nos estudos ou trabalhos, e até mesmo se motivar para realizar exercícios físicos ou praticar esporte.

É válido salientar que, enquanto uma música de dormir deve prover um estado de relaxamento, quando se tratam de outras atividades, a intensidade das melodias deve ser adequada a cada situação.

Ciente do poder da musicoterapia e sons para dormir, invista também no seu conforto ao se deitar, confira a belíssima coleção de sleepwear e loungewear disponíveis na Inspirate, a sua referência quando se trata de loja de pijamas lindos, confortáveis e que podem ser utilizados em diversas ocasiões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *