Entenda como os tecidos sustentáveis ajudam o meio ambiente

Entenda como os tecidos sustentáveis ajudam o meio ambiente

Compreenda um pouco mais sobre o conceito por trás da moda eco-friendly.

Quantas vezes você se perguntou como poderia fazer a sua parte para diminuir os impactos que seu dia a dia causam ao meio ambiente? Consumir produtos conhecidos como eco-friendly, e dar preferência para uma moda sustentável pode ser parte da sua resposta.

O planeta vem passando por grandes mudanças, e essa pauta está se tornando cada vez mais importante na vida dos consumidores e também na indústria da moda, uma das maiores poluentes do mundo. A eco fashion é uma realidade e vem surgindo grandes inovações que buscam auxiliar na redução dos impactos que o consumo de moda vem causando no meio ambiente. 

Uma dessas inovações são os tecidos sustentáveis, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado eco fashion. Hoje vamos entender o que são os tecidos eco-friendly e também conhecer como o seu consumo pode trazer melhoras significativas para o meio ambiente e a indústria da moda.

O que são os tecidos eco-friendly?

Os tecidos sustentáveis, também conhecidos como tecidos eco-friendly, são aqueles criados para causar menos impacto ao meio ambiente, desde a sua produção até como irá ocorrer o descarte desse material, quando sua vida útil chegar ao fim. 

Produzidos em diversos materiais como algodão orgânico, linho e até seda feita a partir da soja e da laranja, os tecidos eco-friendly não causam grandes impactos ao meio ambiente para ser produzido, usam pouco ou nenhum agente químico para a sua confecção, e tem o seu momento de descarte pensado com cuidado, ou seja, ele é biodegradável ou reciclável. 

E quais os impactos positivos da moda sustentável para o meio ambiente? 

A indústria fashion é uma das mais poluentes do mundo inteiro, e isso está se tornando cada vez mais uma procuração para os consumidores. Por isso, uma moda sustentável, também conhecida como eco fashion, vem ganhando mais espaço e buscando soluções para reduzir esse impacto, e os tecidos eco-friendly são parte dessa solução.

Toda a peça de roupa produzida tem o mesmo fim definido, os aterros sanitários. Isso pode levar mais ou menos tempo, mas, mesmo que você busque alternativas para esse descarte, ainda vai acontecer em algum momento, e um tecido comum pode levar décadas ou séculos para se decompor. 

Os tecidos eco-friendly descartam uma menor quantidade de química no meio ambiente ao serem produzidos, tem seu custo de produção reduzidos, já que podem ser recicláveis, tem uma qualidade superior, o que significa que podem ser usados por mais tempo, além de possuir o seu descarte realizado de forma mais correta e consciente. 

Outra vantagem da eco fashion, é o estímulo para os pequenos produtores e o comércio local. Ou seja, criar renda para uma grande quantidade de famílias e, consequentemente, diminuir a pobreza em determinadas regiões. 

A moda sustentável e os tecidos eco-friendly são grandes agentes de mudança para as questões ambientais no mundo todo, assim dar preferência para esse tipo de produto vai te ajudar a transformar o seu consumo em algo mais consciente. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como os tecidos sustentáveis ajudam o meio ambiente. Aproveite para conferir as peças de pijamas, camisolas e muitas outras disponíveis no site da Inspirate!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *