Por que dormir bem melhora sua rotina?

Por que dormir bem melhora sua rotina?

Descubra porque a sua jornada de trabalho pode ser interferida pela sua rotina de sono.

Algumas pessoas não têm conhecimento da importância de dormir bem, no entanto, é durante a noite de sono que o nosso organismo exerce as principais funções reparadoras do organismo, repõe as energias gastas durante o dia e regula o metabolismo, mantendo o corpo e a mente saudáveis.

Muitas pessoas já notaram que após algumas noites mal dormidas o seu desempenho na jornada de trabalho costuma a ser prejudicada, assim como se torna comum o esquecimento de eventos, atividade e até mesmo coisas comuns a rotina.

Essa queda no desempenho mental ocorre porque quando dormimos o cérebro entra em um estado de “transferência” onde as memórias recentes e atividade recém-aprendidas são armazenadas na parte do cérebro que é responsável pela memória de longo prazo.

Uma rotina de noites mal dormidas, além de implicar na dificuldade para memorizar um nome, compromisso, um prazo que deveria ser cumprido e informações relacionadas a memórias de curto prazo, também ocorre o comprometimento da memória seletiva.

Ou seja, algumas noites mal dormidas podem influenciar diretamente na sua capacidade de classificar as informações mais relevantes, o que torna uma organização inconsciente das memórias em um problema.

Logo, é capaz que alguém nesta condição se esqueça de algo importante que deveria ser informado durante uma reunião e se recorde incessantemente de coisas triviais, como uma música, filme, ou até mesmo do último sonho, chegando a gerar certo incômodo.

Como começar a dormir bem?

Agora que você já sabe da importância de se dormir bem, é o momento de focar na solução dos problemas que estão atrapalhando a sua noite de sono.

Ainda que existam algumas questões fisiológicas que só podem ser contornadas com o tratamento adequado, há alguns pontos de atenção que podem melhorar a qualidade do seu sono, como os seguintes:

  • Ambiente adequado – Um local privado de luz, que seja silencioso e possua uma cama confortável;
  • Finalizando o dia – Encerrando a jornada de trabalho ou qualquer outra atividade exaustiva mentalmente ao menos 3 ou 2 horas antes de se deitar para dormir;
  • Não ingerir estimulante – Alimentos como café, canela, pimenta ou com excesso de açúcar, são considerados estimulantes e podem prejudicar o sono;
  • Evitar atividades estimulantes – Atividades físicas, assistir televisão ou mexer em dispositivos eletrônicos podem estimular o corpo e a mente, atrapalhando no adormecer;
  • Mantenha uma rotina – Dormir e despertar sempre no mesmo horário auxilia o organismo a regular as descargas hormonais responsáveis por cada função;
  • Evite vícios – Substâncias como álcool, cigarro e outros vícios criam crises de abstinência ao dormir o que interfere diretamente na qualidade do sono;
  • Não cochile – Eventuais cochilos durante o dia, ainda que em períodos curtos, podem desregular as liberações de hormônios e interferir na qualidade da noite de sono.

Fora essas dicas, evidente que para dormir bem é necessário se sentir confortável para uma boa noite de sono, por isso, confira as opções da moda sleepwear da Inspirate, uma referência nacional quando se trata de pijamas, pijamas infantis, moda loungewear e mais. Com coleções atuais e que servem bem para diversas ocasiões, que vão além de ficar em casa e descansar.

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